IAvatar Renata Regis

por

Saiba o que fazer para diminuir o turnover de funcionários da sua empresa.

O turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma empresa. Saiba o que fazer para diminuir o turnover dentro da sua empresa.


O turnover de funcionários é um dos grandes indicadores da saúde de uma organização. Ele se refere à rotatividade de colaboradores, ou seja, às contratações e demissões de funcionários. Uma alta taxa de turnover costuma indicar problemas na gestão da empresa.

Afinal, demitir funcionários – ou ter funcionários pedindo demissão – e ter que abrir um novo processo de seleção é custoso para a empresa. E esse custo se reflete tanto no orçamento quanto na produtividade da equipe.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas medidas práticas se você quer manter uma taxa baixa de turnover de funcionários no seu negócio:

Entenda as causas do turnover

Se o turnover de funcionários se tornou um problema na sua empresa, as causas podem ser diversas. Mas, na maioria das vezes, uma alta taxa de turnover é causada por problemas controláveis.

Por exemplo, a remuneração oferecida pode ser insatisfatória. Problemas de relacionamento dentro da empresa também são uma causa comum. Do mesmo modo, os funcionários podem não gostar das condições de trabalho. Todas essas são causas ajustáveis, com as quais sua empresa pode lidar.

Também é comum verificarmos insatisfação ou baixa produtividade e entrega de pessoas boas alocadas nas posições erradas. O que queremos dizer com isso? Diferentes vagas pedem por diferentes habilidades e perfis. E é necessário identificar qual perfil produz e se realiza melhor em cada função.

Otimize a seleção de funcionários

Um processo seletivo criterioso e bem planejado é uma das melhores ferramentas para diminuir o turnover na sua empresa. Com uma boa seleção, você aumenta as chances de contratar apenas funcionários que se encaixam na função e na equipe.

Para fazer isso, é essencial ter muito claro quais são as prioridades da empresa. Ainda que habilidades sejam fundamentais, é ainda mais importante garantir que o novo contratado vai se adaptar à equipe e à cultura organizacional.

Não deixe de utilizar ferramentas e opções que otimizam a seleção. Por exemplo, soluções de filtragem de currículos, de análise comportamental ou mesmo terceirização do processo.

Baixe o nosso kit da contratação, disponível aqui, para lhe ajudar no processo.

Aposte em um plano de carreira

Um dos grandes motivos para um funcionário pedir demissão é ele não ter possibilidades de crescimento na empresa em que trabalha. Por isso, a criação de um plano de carreira faz muita diferença para a taxa de turnover.

O que os profissionais podem conquistar trabalhando na sua empresa? Quais são os cargos e salários possíveis? E o que eles podem fazer para chegar lá? Essas informações são essenciais para quem trabalha com você.

Ofereça bons benefícios

Hoje em dia, plano de saúde e vale-alimentação não são mais diferenciais. Colocá-los como benefícios mostra que sua empresa está fazendo apenas o mínimo. Sendo assim, sua empresa precisa ir além para gerar valor real.

Uma dica é apostar na qualidade de vida dos funcionários. Você pode, por exemplo, firmar parcerias com empresas focadas no bem-estar, como academias. Oferecer flexibilização de horário ou dias em home office também é bastante atrativo.

Repense a gestão

Se o turnover de funcionários costuma acontecer com profissionais das gerações Y ou Z, é possível que a gestão da empresa seja o problema central. Isso porque as gerações mais recentes veem a liderança e a gestão de maneira diferente.

Por isso, repensar a gestão da sua empresa pode ser um bom começo. As lideranças são autoritárias? Os funcionários são ouvidos? As decisões são tomadas levando em consideração a opinião a equipe? Essas perguntas podem ser seu norte nessa mudança.

Invista no feedback

O turnover de funcionários também pode acontecer porque os profissionais não se sentem preparados para trabalhar. Eles não sabem por onde começar as tarefas, nem o padrão de qualidade exigido, e ficam cada vez mais inseguros com o que produzem.

Por isso, feedbacks se tornam essenciais. Eles precisam trazer críticas e elogios, mas também soluções. Pense neles não apenas como uma resposta ao trabalho do profissional, e sim como uma forma de encontrar novas maneiras de trabalhar.

A Gera Emprego traz mais dicas de como melhorar sua cultura organizacional. 

Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
vagas@geraemprego.com.br
(48) 99159-5420