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Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Retenção de Talentos, o que é e como contratar e reter bons profissionais?

É o pesadelo de todo gerente: um de seus melhores funcionários pedir demissão do nada. Imediatamente, você tem um monte de novos desafios para enfrentar além de suas responsabilidades diárias.

Não apenas você deve encontrar um substituto para um membro de equipe tão talentoso – uma proeza nada fácil em um momento em que profissionais qualificados estão em alta demanda – mas você também deve considerar o impacto que essa saída terá sobre o resto de sua equipe.

Sempre que um colega de trabalho sai pela porta, as pessoas percebem. Alguns podem até começar a se perguntar se deveriam começar a procurar um novo emprego também. É por isso que a retenção de funcionários e a satisfação no trabalho devem estar no topo da lista de prioridades de cada organização, e por que criar estratégias de retenção eficazes para diminuir a rotatividade é uma das funções mais importantes de um gerente. Aqui estão algumas dicas sobre como criar planos de retenção adequados para sua empresa.

Maneiras de melhorar a retenção de funcionários

Uma estratégia de retenção de funcionários bem-sucedida exige que você pense nas coisas do ponto de vista da equipe. Não há dois funcionários exatamente iguais, cada um tem desejos e objetivos únicos. Mas todos desejam se sentir apreciados por seu empregador e tratados com justiça. Eles querem ser desafiados e entusiasmados com seu trabalho. E eles querem ser pagos de acordo com as taxas de mercado, com bons benefícios.

Todas essas preocupações são importantes, mas os gerentes que levam a retenção a sério fazem mais do que apenas o mínimo. Você deve considerar todas as áreas da relação empregador-empregado ao desenvolver o plano de sua empresa para manter os trabalhadores felizes. Aqui estão algumas áreas onde iniciativas estratégicas podem aumentar a retenção de funcionários:

Contratar seletivamente

Antes de começar a reter funcionários, você deve se certificar de que tem os funcionários certos para começar. Entreviste e analise os candidatos com cuidado, não apenas para garantir que eles tenham as habilidades certas, mas também que se adaptem bem à cultura da empresa, aos gerentes e aos colegas de trabalho.

Você também pode contar com agências de emprego, como a Gera Emprego, para reunir dados sobre funcionários em potencial. A Gera Emprego realiza cursos, avaliação e indicação para diferentes RH’s, além de captação e profissionalização de profissionais técnicos. 

Buscamos permanentemente “pessoa certa, para o lugar certo, na hora certa”.

Integração e orientação – Cada nova contratação deve ser planejada para o sucesso desde o início. Seu processo de integração deve ensinar os novos membros da equipe não apenas sobre o trabalho, mas também sobre a cultura da empresa e como eles podem contribuir e prosperar. Não subestime essa primeira etapa importante: o treinamento e o suporte que você oferece desde o primeiro dia podem definir o tom para todo a permanência do funcionário na empresa.

Remuneração dos empregados – É absolutamente essencial neste mercado de trabalho competitivo que as empresas ofereçam pacotes de remuneração atraentes. Isso inclui salários, é claro, mas também bônus, folgas remuneradas, benefícios de saúde, alimentação e planos de aposentadoria. Cada funcionário deve ter um entendimento completo dos benefícios que receberão de sua empresa desde o início!

Comunicação e feedback 

Manter linhas de comunicação abertas é uma forma de descrever uma prática essencial para a retenção de funcionários. Seus subordinados diretos devem sentir que podem vir até você com ideias, perguntas e preocupações e esperam que você seja honesto e aberto com eles sobre as melhorias que precisam fazer em seu desempenho. Certifique-se de se conectar com cada membro da equipe regularmente – não deixe que os problemas de desempenho aumentem até um ponto sem volta!

Análises anuais de desempenho – Mesmo que você tenha se reunido com funcionários ao longo do ano para verificar sua satisfação com o trabalho, nunca pule uma conversa geral regular. É quando você discutirá metas de curto e longo prazo e falará sobre o futuro delas com a empresa. Embora você nunca deva fazer promessas que não pode cumprir, vocês podem conversar sobre cenários de progresso em potencial juntos.

Treinamento e desenvolvimento 

Priorize investimento no desenvolvimento profissional de seus colaboradores e busque oportunidades para que eles cresçam. Aqui na Gera Emprego fazemos cursos In Company na sua empresa, solicite um orçamento hoje mesmo!

Sistemas de reconhecimento e recompensa – Cada pessoa deseja se sentir apreciada pelo trabalho que realiza. Crie o hábito de agradecer a seus subordinados quando eles vão além, seja com um e-mail sincero, um cartão-presente ou um dia de folga extra. Ao demonstrar sua gratidão aos funcionários, explique como o trabalho árduo deles ajuda a organização. Algumas empresas estabelecem sistemas de recompensa formais que incentivam grandes ideias e inovação, mas você pode instituir programas de reconhecimento, mesmo em uma equipe pequena com um orçamento pequeno.

Equilíbrio trabalho-vida pessoal 

Que mensagem o ambiente da sua empresa está enviando? Tenha cuidado para evitar uma cultura que incentiva e recompensa a disponibilidade 24 horas por dia. Esperar que a equipe trabalhe regularmente por longas horas e esteja à sua disposição não é favorável à retenção de funcionários. 

Um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal é essencial para a satisfação no trabalho, e as pessoas precisam saber que seus gerentes entendem que elas têm uma vida fora do trabalho. Incentive a equipe a tirar férias e, se for necessário madrugadas para encerrar um projeto, veja se pode oferecer atrasos ou um dia de folga extra para compensar.

Acordos de trabalho flexíveis – Algumas organizações permitem que os funcionários escolham uma semana de trabalho comprimida (por exemplo, quatro dias de 10 horas) ou horário flexível, em que os funcionários estão trabalhando, digamos, das 6h00 às 16h00 ou das 10h00 às 19h00 A capacidade de trabalhar à distância – e evitar ficar parado no trânsito – um ou dois dias por semana pode ser um alívio significativo do estresse e um impulsionador da retenção.

Promover o trabalho em equipe – Quando as pessoas trabalham juntas, certifique-se de que todos, não apenas as estrelas de sua equipe, tenham a chance de contribuir com ideias e soluções. Promova ainda mais uma cultura de colaboração acomodando os estilos de trabalho dos indivíduos e dando-lhes liberdade para tomar decisões inteligentes.

Reconhecer marcos grandes e pequenos – Quer a equipe tenha acabado de concluir um grande projeto dentro do orçamento ou um funcionário comemorou um aniversário de 10 anos de trabalho, aproveite a oportunidade para comemorar junto com uma refeição compartilhada ou atividade em grupo.

Considerações finais sobre retenção

Revisite sua estratégia de retenção de funcionários pelo menos uma vez por ano. Isso inclui manter-se atualizado com relação aos padrões de mercado para salários e benefícios e melhores práticas no desenvolvimento de uma cultura de trabalho atraente e fortes relações entre gerente e funcionário. Essa é a maneira de manter profissionais talentosos felizes em trabalhar para sua empresa. 

A melhor opção é saber exatamente quem se está contratando, e a melhor forma de fazer isso é contando com uma empresa especialistas, como a Gera Emprego!

Oferecemos atendimento estratégico e otimizado para desenvolver projetos que envolvam Recrutamento e Seleção, Avaliação de Competências, Desenvolvimento de Carreira e Orientação Profissional para empresas e candidatos. 

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