IAvatar Renata Regis

por

Como calcular o turnover e absenteísmo da sua empresa

Descubra como calcular o turnover e absenteísmo da sua empresa e o que fazer para diminuir.


Funcionários faltando ao trabalho sem justificativas. Outros, chegando atrasados quase todos os dias. Alguns, pedindo demissão, ou mesmo tendo que ser demitidos. Não precisamos fazer uma grande análise para saber que algo está errado.

Altas taxas de turnover e absenteísmo são grandes indicadores de que sua empresa precisa mudar. Por isso, é preciso saber como calcular esses índices. Continue sua leitura e saiba mais!

Turnover e absenteísmo: qual a diferença?

Antes de começar os cálculos, é importante dizer que turnover e absenteísmo não são a mesma coisa. Ainda que ambos possam ser prejudiciais para sua empresa, eles acontecem de formas diferentes. Sendo assim, precisam ser calculados separadamente.

Quando falamos de absenteísmo, estamos falando de colaboradores que se ausentam do trabalho. Chegar atrasado, sair muito mais cedo, faltar por um dia inteiro e mesmo por mais de dia se qualifica como absenteísmo. Férias e folgas programadas não entram nessa conta.

Já o turnover se refere à rotatividade de funcionários. Ele é o índice que mostra quantos funcionários foram desligados da empresa, seja por terem sido demitidos ou por pedirem demissão.

Como calcular os índices de turnover e absenteísmo?

As taxas de turnover e absenteísmo podem ser calculadas por meio de fórmulas simples.

Turnover

A fórmula do turnover pode ser resumida assim: ([contratações mensais + desligamentos mensais] / 2) / total de colaboradores = turnover geral.

Também é possível calcular o turnover de desligados (desligamento mensais / número de colaboradores geral) e o turnover de admissões (desligamento de profissionais com menos de 6 meses de trabalho / número de colaboradores geral). Em todos esses cálculos, se multiplica o resultado por 100 para ter o valor em porcentagem.

Não se deixe enganar por números baixos: quando o índice de turnover está acima de 5%, ele já está muito elevado. Sua empresa, então, precisa descobrir como diminui-lo.

Absenteísmo

O cálculo do absenteísmo também é simples. Ele pode ser resumido em: (número de colaboradores x total de dias perdidos) / (número de colaboradores x total de dias úteis) = absenteísmo. O resultado também deve ser multiplicado por 100 para se obter o valor em porcentagem.

Para se descobrir o total de dias úteis perdidos, é preciso calcular por quantas horas os colaboradores estiveram ausentes. Então, dividir pelo número de horas de um dia de trabalho. Se o dia de trabalho tem 8 horas, e a soma das ausências foi de 20 horas, então foram perdidos 2,5 dias úteis.

Essa taxa também não precisa ser muito alta para ser considerada preocupante. O valor médio, no setor varejista, costuma ser entre 7 e 10%. Acima disso, o índice é preocupante.

Como diminuir o turnover e o absenteísmo?

Apesar de funcionarem de maneiras diferentes, o turnover e o absenteísmo, muitas vezes, são causados pelos mesmos problemas. Por isso, ações que diminuem um índice também podem diminuir o outro.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Refine o processo de seleção para contratar apenas quem se alinha à cultura organizacional da empresa;
  • Ofereça benefícios reais, que vão além do vale-alimentação e do plano de saúde;
  • Preocupe-se com a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários;
  • Repense as lideranças e passe a gerenciar a empresa contando com o suporte da equipe;
  • Tenha uma comunicação mais aberta com seus funcionários;
  • Crie uma política de feedbacks para garantir que todos saibam o que estão fazendo de certo ou errado no trabalho;
  • Na hora do feedback negativo, busque soluções em vez de apenas criticar;
  • Faça uma pesquisa de clima para ouvir a opinião dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.

Com ações práticas e simples, é possível diminuir as taxas de turnover e absenteísmo. O segredo é focar em criar um ambiente melhor para todos.

Venha para o site da Gera Emprego e confira mais dicas para gerenciar sua equipe!

Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
vagas@geraemprego.com.br
(48) 99159-5420