IAvatar Renata Regis

por

Como melhorar o recrutamento e seleção da sua empresa

Escolher a pessoa certa para uma vaga na empresa pode ser um fator crítico de sucesso. Quem escolhe errado, paga caro depois. Portanto, o processo de recrutamento deve ser organizado de forma rígida. E importantes fatores de sucesso devem ser considerados para melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa.

Muitas empresas estão competindo por trabalhadores qualificados, talentos ou simplesmente por aqueles funcionários que são a combinação ideal para sua empresa e para o cargo a ser preenchido. É extremamente importante preencher uma posição com a pessoa certa. Se isso não funcionar, colegas e superiores ficam frustrados. Na pior das hipóteses, o mau desempenho ou uma “personalidade difícil” podem causar descontentamento e até danos à empresa e ao ambiente de trabalho.

Frequentemente, as empresas e os gestores de RH responsáveis ​​não conseguem descrever claramente o perfil do cargo. Então, não é incomum que exista rotatividade no quadro de funcionários.

O que fazer? Descubra a seguir como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa.

Como selecionar e recrutar pessoas

O fato é que não existe um só método certo ou errado para recrutar e selecionar pessoas.

No entanto, existem maneiras de avaliar os futuros funcionários da sua empresa e também algumas dicas para filtrar profissionais. Assim, é mais fácil garantir que aqueles que você seleciona são os que podem preencher a vaga de trabalho adequadamente.

É aí que você pode contar conosco. Aqui na Gera Emprego, somos especialistas em recrutamento e seleção, desde a escola, até sua vaga!

Aqui estão algumas dicas de como melhorar o recrutamento e seleção de novos profissionais para sua empresa. 

1. Anuncie suas vagas de emprego

A ideia quando você faz um recrutamento e seleção de pessoas para sua empresa é encontrar alguém que possa desempenhar bem um trabalho específico.

Seja na área de recursos humanos ou soldagem de metais, os profissionais precisam saber quais funções irão desempenhar na empresa. Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é atribuir e delimitar especificamente todas as funções principais, e o que você espera dos candidatos ao anunciar as vagas de emprego.

Se os profissionais enviarem seus currículos e não entenderem suas funções na empresa, tanto o funcionário quanto o empregador podem se decepcionar, pois certas competências podem não ser cumpridas.

Portanto, explique detalhadamente as funções a serem desempenhadas na vaga de emprego. Anunciar a vaga de emprego e o tipo de mídia usado para fazê-lo também é muito importante.

Entenda quais canais de comunicação são mais usados ​​por aqueles que você acredita serem os melhores candidatos para trabalhar para você e divulgue suas vagas de emprego nesses canais. Aproveite e siga nossos perfis da Gera Emprego no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Aqui na Gera Emprego temos a pessoa certa para a vaga certa, na hora certa!

2. Selecione os melhores candidatos

como melhorar o recrutamento e seleção de funcionários

Depois de anunciar sua vaga, é importante que você selecione os melhores candidatos, ou pelo menos, aqueles que são aparentemente os melhores, com base nas informações que eles fornecem em seus currículos.

Mas, além de analisar as competências exigidas para o cargo, procure também entender um pouco sobre as características pessoais dos candidatos, principalmente sua aptidão para o trabalho em equipe. Isso ajuda quando você filtra os candidatos que serão entrevistados.

Além de selecionar bons profissionais ou talentos em potencial, isso ajuda a garantir que não haverá perda de tempo do empregador ou dos candidatos. 

3. Prepare-se para a entrevista

Existem vários tipos de entrevistas de emprego: técnicas, comportamentais, em grupo, por telefone, etc. Cada um é adequado de acordo com a vaga a ser ocupada. Portanto, é importante estar preparado antes de chamar os candidatos para uma entrevista.

4. Aplicar testes psicológicos

Uma prática muito comum das empresas é a utilização de testes psicológicos.

Existem alguns testes destinados a observar e analisar se os candidatos são realmente adequados para a vaga, além de observar suas habilidades na resolução de certos problemas.

Determinadas aptidões também são testadas com esses testes psicológicos e, sem dúvida, eles servem como diretriz na escolha de um determinado profissional.

5. Dê feedback

Dar feedback é uma das etapas mais importantes para melhorar o processo de seleção de sua empresa.

Além de fornecer aos candidatos pontos positivos e negativos e os motivos da sua aceitação ou não, você também pode solicitar uma avaliação sobre todo o processo seletivo. Com isso, você contribui para o desenvolvimento do candidato, além de poder valorizar alguns pontos em seu processo de recrutamento e seleção.

Portanto, crie um canal de comunicação onde a voz de quem participou do processo seletivo possa ser ouvida e que esteja aberto a receber críticas também. Só assim você poderá aprimorar seu processo seletivo. 

Pronto para fazer uma seleção?

Como você viu, não existe uma fórmula mágica de como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa. No entanto, aplicar essas 5 dicas pode ser o caminho para melhorar seu processo de recrutamento e seleção.

Quer isso tudo feito por especialistas? Aqui na Gera Emprego, fazemos isso para sua empresa!

Como diferencial, temos o conhecimento profundo do perfil dos candidatos, pois nós os acompanhamos durante toda a sua formação. Dessa maneira, tornamos o processo de seleção mais assertivo.

Nosso objetivo é fazer a intermediação entre hospitais, clínicas, consultórios e demais empresas e o mercado de trabalho, buscando, permanentemente, “a pessoa certa, para o lugar certo, na hora certa”.

Oferecemos atendimento estratégico e otimizado para desenvolver projetos que envolvam Recrutamento e Seleção, Avaliação de Competências, Desenvolvimento de Carreira e Orientação Profissional para empresas e candidatos.

Entre em contato conosco, para saber mais!

Rua Felipe Schimidt 291, 2º. Andar, Centro, Florianópolis/SC
vagas@geraemprego.com.br
(48) 98415-0410