IAvatar Aquila

por

Como a rotatividade de funcionários afeta a sua empresa

A rotatividade pode prejudicar sua empresa em vários pontos, desde a visão dos clientes até os resultados no fim do mês. Venha saber mais!

Encontrar bons profissionais, que sejam qualificados e se adaptem ao clima da empresa, não é fácil. Porém, ter uma grande rotatividade de funcionários em busca do profissional ideal pode prejudicar sua empresa.

Abaixo, saiba mais sobre os perigos da rotatividade e como evitá-la!

Como a rotatividade afeta sua empresa?

No geral, os efeitos da rotatividade são negativos. Desligar funcionários, seja pela vontade deles ou da empresa, pode trazer problemas diversos. Por exemplo:

Aumento de gastos

Aviso prévio, férias vencidas, 13º salário: esses são apenas alguns dos gastos que sua empresa tem quando um funcionário é desligado. Mas um desligamento significa, também, que será preciso fazer uma nova contratação. Portanto, também será preciso investir no processo de seleção, em treinamentos e na reestruturação da equipe como um todo.

Redução da produtividade

Mesmo que o novo funcionário contratado seja excelente, o período entre um desligamento e a adaptação de um novo profissional costuma ser de baixa produtividade. Afinal, é preciso mobilizar funcionários para o processo seletivo e para o treinamento do novo funcionário.

Além disso, o profissional contratado vai levar algum tempo para se adaptar ao ritmo da equipe. Com esses problemas, aumentam os riscos de perdas nos resultados da empresa.

Perda de conhecimento

Quando um funcionário é desligado, ele leva consigo todo o conhecimento que obteve na empresa. Esse conhecimento pode ter sido adquirido no dia a dia ou ter sido um investimento direto da empresa. De qualquer forma, quando há o desligamento, a perda de conhecimento é um grande prejuízo.

Marketing negativo

Como é uma empresa que vive desligando funcionários? Em que ninguém quer trabalhar por muito tempo? Que não consegue ter uma equipe completa por mais de alguns meses? Essas características soam muito ruins aos ouvidos dos clientes. Se sua empresa não consegue criar uma equipe sólida de profissionais responsáveis, isso se torna um marketing negativo.

Como evitar a rotatividade?

Evitar a rotatividade na sua empresa exige planejamento e cuidado. É uma questão de compreender os objetivos da equipe e investir nos profissionais certos.

Confira abaixo algumas dicas:

Comunique-se com seus funcionários

Se a rotatividade é causada pelo número de pedidos de demissões, é preciso analisar por que os profissionais estão se demitindo. E quem melhor para responder essa pergunta do que sua equipe? Faça uma pesquisa de clima para descobrir o que está errado. Ouça com atenção e peça sugestões do que deve mudar.

Invista em treinamentos

Muitas vezes, os profissionais que mais se encaixam na equipe não têm o conhecimento técnico necessário. Isso não precisa ser um empecilho quando se investe na educação corporativa. Hoje em dia, isso pode ser feito sem um investimento tão alto.

Coloque a qualidade de vida como prioridade

Empresas que não se importam com a qualidade de vida dos funcionários estão obsoletas. Hoje em dia, ninguém quer trabalhar para um grupo que exige horas extras o tempo todo, que manda trabalho nos fins de semana ou que corta a hora do almoço. O balanço entre a vida pessoal e a profissional precisa ser valorizado.

Comece pelo processo de seleção

Essa é a dica mais importante: o fim da rotatividade excessiva está no processo de seleção. É preciso ser cuidadoso com quem se contrata. Mesmo um profissional do mais alto nível técnico pode não ser o ideal para sua empresa. É uma questão de valores, cultura e comportamento no ambiente de trabalho. Por isso, não se atraia apenas por currículos completos ao tomar essa decisão.

A Gera Emprego se dedica a ajudar sua empresa nessa tarefa. Em parceria com a Escola Técnica Geração, temos como principal objetivo encontrar os melhores profissionais para a sua equipe. Acesse nosso site e saiba mais!

Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
vagas@geraemprego.com.br
(48) 99159-5420