IAvatar Aquila

por

5 dicas de como melhorar a gestão de pessoas em uma empresa

Confira 5 dicas para melhorar a gestão de pessoas e garantir o sucesso e crescimento da sua empresa!

Melhorar a gestão de pessoas em uma empresa é um processo que não acontece do dia para a noite. Mas pequenas atitudes podem ajudar seu negócio a crescer com uma equipe forte e profissionais dedicados.

Confira nossas cinco dicas abaixo:

1. Trabalhe sua marca para os profissionais

Atrair profissionais competentes não é apenas uma questão de oferecer salários competitivos. Bons profissionais precisam querer trabalhar em sua empresa. Por isso, ter uma marca empregadora, que atraia quem quer se dedicar à carreira no seu ramo, faz muita diferença.

Isso significa tanto investir no ambiente de trabalho quanto investir em uma boa equipe de Recursos Humanos. Eles são o primeiro contato que um futuro colaborador vai ter com sua empresa. Procure garantir que esse contato será positivo, mostrando o melhor lado da companhia.

Esse investimento vai garantir que sua empresa atraia os profissionais certos. Aqueles que não só são competentes, mas que também andam de mãos dadas com a missão e os valores pregados pela marca.

2. Otimize o recrutamento

A gestão de pessoas se torna mais simples quando sua otimização começa no recrutamento. Saiba exatamente o que sua empresa procura antes de anunciar a vaga, e seja muito claro sobre os requisitos. Se saber inglês fluente não é tão importante para a vaga, não adicione esse detalhe só porque pode vir a fazer diferença no futuro.

Apesar de as habilidades técnicas serem importantes, pense também nas comportamentais. Um profissional muito qualificado, mas que não consegue colaborar com sua equipe, pode trazer mais problemas do que soluções.

Pessoas experientes, proativas, determinadas e que querem aprender podem acrescentar mais à sua equipe do que aquelas que têm uma grande faculdade no currículo.

Procure alternativas para otimizar essa busca. Empresas especializadas e tecnologias específicas já foram desenvolvidas pensando nisso.

3. Busque melhorar o diálogo na empresa

Seja por e-mail, por WhatsApp, por aplicativos próprios ou mesmo frente a frente, problemas de comunicação são os mais comuns em empresas. Um atraso para falar sobre a extensão de um projeto pode prejudicar o trabalho – e o humor – de diversos colaboradores.

Por isso, a comunicação não deve ser apenas um canal aberto. Ela precisa de planejamento, de organização e de precisão. Invista um tempo para fazer isso e veja a mudança quase imediata na gestão de pessoas.

4. Não pule o feedback

Feedbacks são uma parte essencial da gestão de pessoas. Achar que eles são apenas críticas ou “puxões de orelha” é não entender a diferença que podem fazer. Especialmente quando são elogios e incentivos.

Determine uma frequência para oferecer feedbacks para todos os colaboradores. Sempre busque elogios para complementar as críticas, e busque soluções junto ao colaborador. Não faça uma reclamação e deixe por isso mesmo: tente encontrar uma maneira de ajudar o profissional a melhorar.

Procure, também, não focar apenas no resultado. Se um profissional está atingindo todas as metas, mas não consegue colaborar com a equipe, ele precisa mudar seu estilo. É preciso pensar no funcionamento da empresa como um todo.

5. Pense na qualidade de vida

Incentivar um estilo de vida equilibrado, com foco na vida pessoal tanto quanto na profissional, é muito importante para uma boa gestão de pessoas. Seus colaboradores têm uma vida fora do trabalho, e o que acontece nela afeta a empresa diretamente.

Fale sobre a importância do descanso, das boas relações interpessoais, de fazer exercícios. Estimule os colaboradores a procurarem ajuda quando estiverem muito estressados ou ansiosos. Burnout e outros problemas de saúde prejudicam o profissional e a empresa.

A gestão de pessoas, em geral, afeta a vida dos colaboradores e o funcionamento da empresa. Garantir uma melhor gestão pode ser o motor principal do crescimento do seu negócio.

Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
vagas@geraemprego.com.br
(48) 99159-5420